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Desenvolvimento da Identidade Olfativa Corporativa


Hoje, além das características tradicionais da identidade visual, as empresas começam a interessar-se pelo desenvolvimento de sua própria imagem olfativa e assim se diferenciar ainda mais da concorrência. Uma fragrância ou aroma personalizado pode, imediatamente, ser associado sistematicamente ao nome da empresa ou à uma marca específica.


O logo olfativo, também chamado “smell brand” ou "logolf” no jargão do meio mercadológico internacional, é o equivalente, mas adaptado ao domínio olfativo, do jingle característico ou do logotipo. Um aroma, um perfume, pode tornar-se um indicador para reconhecimento de uma marca, de uma mensagem, de uma qualidade, ou até mesmo do espírito que a empresa deseja passar.


A sinalização olfativa beneficia a empresa que a utiliza sem perda da mensagem, já que, hoje, ainda poucas empresas o fazem, conotando os aspectos de inovação e uma lembrança mais duradoura na memória. Além do que, o interesse do "logolf" reside no fato que pode ser usado sobre variados materiais impressos da empresa e em diferentes mídias e merchandising. Pode igualmente, ser também utilizado na hora de eventos específicos da empresa. A fragrância selecionada (ou aroma) pode ser conectada assim, de um modo sistemático, à marca.


O logotipo olfativo permite, multiplicar as oportunidades de ser identificado e reconhecido nos valores que comunica.


Esta utilização do odor para uma marca parece completamente apropriada desde que se rememore as funções habitualmente atribuídas ao olfato. A marca tem primeiro, uma função de identificação: permite ao consumidor identificar o produto em suas características principais. A marca é uma concentração de informações. Constitui, de alguma maneira, uma memória de características da oferta do produto. A associação de um odor à marca pode ajudar a reforçar esta memorização. A aromatização acrescenta à marca um atributo que, se estiver em consistência perfeita com as características do produto, permitirá uma identificação melhor pelo consumidor. A aromatização reforça a lembrança de experiências passadas, devendo fazer o consumidor sentir-se em casa e à vontade para permanecer na agência por mais tempo.


A aromatização aumenta o valor agregado dos produtos, isto é, um produto é percebido como tendo maior valor em um local aromatizado, bem como este “upgrade” é conferido para a loja ou o shopping como um todo, diferenciando-o da competição e lhe conferindo maior valor.


A dificuldade essencial na hora do desenvolvimento do logotipo olfativo reside na escolha da fragrância. Com efeito, é bem difícil conseguir unanimidade nestes termos. Convém imaginar uma fragrância, que possa agradar um maior número de pessoas, tendo um baixo nível de rejeição.


A aromatização permite criar ou recriar um universo agradável para o indivíduo. Este último associa a certos eventos de sua vida (férias, infância,) odores bastante específicos.

 

Desenvolvimento da Identidade Olfativa


• A Croma encaminha para o cliente um briefing com algumas questões para dirigir a criação das fragrâncias.

• A Croma vai solicitar junto a seus diversos fornecedores matérias primas e novidades relativas a direção solicitada.

• As fragrâncias serão criadas para assegurar a originalidade da identidade olfativa.

• Serão apresentadas 6 fragrâncias para a Identidade Olfativa em forma de refis.

• Será enviado um mini difusor para o cliente testar as fragrâncias.

• O mini-difusor deverá ser ligado numa sala de reuniões e as pessoas convidadas para dar sua opinião sobre as fragrâncias deverão entrar uma por uma e preencher o questionário.

• ( A Croma fornece o questionário)


Sugerimos destas se não forem totalmente satisfatórias, escolher uma ou duas para indicar uma direção olfativa.


Nova pesquisa poderá ser feita na sala. Poderão ser escolhidas 1 ou 2 fragrâncias


Sobre a fragrância escolhida, a Croma apresentará a descrição olfativa de todas as notas de topo, meio e fundo e o que representam e também o desenho da pirâmide, e a explicação do porque de sua escolha para que seja utilizada pelo marketing.


Aplicando a identidade olfativa em suportes físicos, como catálogos, impressos em geral, sacolas e papéis para embalagens das lojas, tecidos, sachês e mais.


 

Olfativa

 

Olfativa

 

 

O marketing olfativo/sensorial explora a força da memória emocional, que se desenvolve a partir de experiências vívidas no nosso passado.


Na primeira vez que temos uma experiência onde exista um aroma ou fragrância envolvidos, nosso cérebro cria uma conexão experiência-aroma.


Está criada a memória olfativa, que vai nos acompanhar pelo resto de nossas vidas.

Essa memória pode ficar aparentemente esquecida até que um estímulo sensorial a traga de volta, despertando dentro de nós um universo de lembranças e emoções.

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